Área do Cliente

Notícias

Você aplica meta, método e ação no dia a dia?

Especialista em mudança de comportamento mostra os caminhos para motivar profissionais a alcançarem seus objetivos

Você pratica MMA? Provavelmente você deve estar estranhando essa pergunta. O MMA mais conhecido é a sigla para aquilo que nós chamamos de Mixed Martial Arts (em português: artes marciais mistas), uma modalidade esportiva que mistura uma série de fundamentos e técnicas de luta e ajuda os atletas a serem mais completos.

Mas o que é que isso tem a ver com comportamento pessoal e profissional? Scher Soares, especialista em mudança de comportamento, idealizou um MMA um pouco diferente, que significa meta, método e ação. Segundo ele, essas três palavras são decisivas para qualquer pessoa que deseja alcançar o sucesso.

“Existem muitas fórmulas para o sucesso, o desafio é segui-las. A fórmula MMA é um exemplo de uma receita que dá certo, por isso ajudo pessoas de todo o país a usá-la de forma eficaz”, explica.

Aplique MMA no dia a dia:

Passo 1: defina por escrito 10 metas de curto, médio e longo prazo

É impossível atingir um objetivo que não existe. Muitas pessoas querem crescer, mas não sabem para onde ir. É comum encontrar no mercado profissionais que querem realizar objetivos, mas não os têm definidos na ponta da língua e acabam, por fim, vivendo uma vida inteira à deriva e indo para o lado que o vento sopra. Então o ideal é ter um propósito: pegue um papel e caneta e defina as suas 10 metas mais importantes. Se você levar mais de 5 minutos nessa tarefa, é porque você não tem muita consistência em relação às suas metas.

Passo 2: siga métodos de pessoas de sucesso

É muito difícil atingir um objetivo apenas na base do esforço, sem um rumo definido. Por isso, o método é a melhor maneira de fazer determinada coisa, é como se fosse uma técnica, um processo. Para começar, modele seus passos em alguém inspirador, ou seja, procure pessoas que são muito boas na sua área para fazer literalmente da mesma forma que elas fazem.

Passo 3: defina as ações a serem cumpridas para alcançar a meta

Saia da ideia e tome uma atitude. Se não tomar der o primeiro passo, tudo acaba virando apenas intenção. E não se engane: pare de se enrolar e de se sabotar. Só é considerado ação se estiver na sua agenda. Trace o que deve ser feito todos os dias, de segunda a segunda, para chegar na meta.