Área do Cliente

Notícias

Como começar a empreender na internet? Veja dicas

É essencial que os primeiros passos sejam muito bem estruturados para criar uma base sólida para a empresa (Crédito: Freepik)

Influencer, youtuber, coach: são muitas as formas de se tornar conhecido e monetizar conteúdo no meio digital. Segundo Priscilla Simões, instrutora de Marketing, Vendas e Aprendizagem do Senac RJ, começar a empreender com vendas online, seja em marketplaces, site próprio ou perfis de vendas em redes sociais, é uma maneira promissora de criar um negócio online.

“Mas é essencial que os primeiros passos sejam muito bem estruturados para criar uma base sólida para a empresa”, destaca a consultora.

Passo a passo para começar

As principais etapas para começar a empreender online, segundo Priscila, são:

– pesquisa de mercado para entender o público-alvo e o nicho em que pretende atuar, o que inclui conhecer os concorrentes, suas estratégias de marketing, preços e como você pode se diferenciar;

– escolher a plataforma que será utilizada para realizar as vendas, identificando qual se adequa melhor à realidade da empresa;

– em relação ao produto, a primeira definição é sobre a estrutura de aquisição, seja fabricação de seus próprios produtos, compra de estoque de fornecedores ou dropshipping [empresa intermediária entre consumidor e fornecedor];

– após a pesquisa de mercado, o empreendedor definirá as melhores estratégias para atrair o cliente até a plataforma onde a venda será realizada, usando técnicas de SEO, marketing de conteúdo, tráfego pago e outras estratégias para promover seus produtos e sua marca.

Foco na divulgação

O empreendedor que decide entrar na área digital deve criar e realizar um projeto, fazer seu planejamento e construir um negócio com processos bem definidos. Para quem vai começar, de acordo com André Luiz da Silva, professor de Empreendedorismo no Ibmec SP, pode-se encontrar dificuldades na estratégia de divulgação.

“Se não tem conhecimento, é preciso buscar informações sobre o público alvo e cursos, se possível, para entender melhor o nicho em que vai atuar. Vale a pena contratar uma empresa com experiência na área para ajudar no processo de escalonamento do negócio”, sugere Silva.

Quanto tempo é preciso dedicar?

O tempo necessário pode variar bastante dependendo do tamanho e da complexidade do negócio, bem como dos seus objetivos e metas.

“Algumas atividades que fazem parte da rotina diária de um empreendedor de e-commerce incluem gerenciamento de estoque e processamento de pedidos, atendimento ao cliente e resolução de problemas, produção e atualização de conteúdo para redes sociais e sites, análise de métricas e performance de vendas, pesquisa de mercado e análise de concorrentes, entre outros”, afirma Priscila.

Quais são os principais erros cometidos por quem está começando?

Os erros mais comuns que as pessoas cometem ao começar um e-commerce, por exemplo, são a falta de planejamento, a escolha errada da plataforma, ignorar a experiência do usuário, precificação incorreta, gerenciamento inadequado de estoque, não realizar um atendimento ao cliente de excelência e a falta de marketing eficaz.

Quais os riscos de empreender online?

Como em qualquer empreendimento, há riscos envolvidos em empreender online. Segundo Priscila, alguns dos riscos mais comuns incluem a concorrência, já que o mercado online é extremamente competitivo, e pode ser difícil se destacar em meio a tantos concorrentes; a segurança das transações e dados pessoais dos clientes, que é uma preocupação constante em negócios online, e uma falha de segurança pode causar danos irreparáveis à reputação da empresa.

“O desconhecimento das plataformas de e-commerce pode ter um grande impacto no trabalho de empreendedores online e trazer muitas dificuldades”, explica.

Para evitar esses problemas, é preciso que empreendedores se familiarizem com as plataformas de e-commerce e busquem treinamentos e consultorias. “É importante também ter um plano de contingência para lidar com problemas técnicos e manter a segurança do site em dia. Com o conhecimento adequado, é possível maximizar o potencial de vendas do e-commerce e fornecer uma experiência positiva para o cliente”, finaliza.